Após as eleições muito tem se discutido sobre a vitória de Tiririca, que esteve entre os mais votados candidatos do país.
Não bastasse ele ser provavelmente analfabeto, jornais do mundo todo ressaltam o fato de que ele é o primeiro palhaço profissional eleito a um cargo deste porte no país. Para mim, a profissão dele realmente não importa. Profissão é a ocupação que a pessoa tem em sua vida e isso é pouco condizente com sua personalidade política e valor político.
Tenho presenciado muitas discussões em torno do assunto, principalmente críticas ao atual sistema politico-eleitoral brasileiro. Sinceramente, acho que as coisas, da forma como estão, não estão de todo modo erradas.
Absurdo é levar pro ralo as discussões sobre a democracia brasileira. Afinal... o que é democracia? E qual a finalidade desta teoria? Porque tanta insatisfação e reclamação em torno da democracia?
Democracia é o momento que o povo expressa suas vontades. Mas em nossa cultura, ela é facilmente confundida com o sistema republicano de governo, que para mim são duas coisas distintas. Por exemplo, um rei em uma monarquia absolutista, para proteger seu povo, age com democracia e aprova ou revoga leis baseando-se no apelo popular. Embora ele seja o agente ditador de leis, ele pode ser um democrata e pensar com o povo e para o povo. Isso é democracia! A arte de ser um verdadeiro democrata é agir com zêlo e com a alma limpa lutando pelos interesses gerais e partindo da premissa de trabalhar as leis de modo que elas não prejudiquem, e se prejudicar, que o prejuizo atinja o menor numero de pessoas.
Para termos uma nação democrata não precisamos ter um regime republicano descosturado como o nosso, que mostra a figura do presidente como um superherói ou um antiherói. A democracia é construída por uma nação inteira e os feitos dela também. Não foi Lula quem salvou o Brasil e Tiririca não irá destruí-lo. A "personificação" dos poderes Executivo e Legislativo está na cabeça das pessoas que ainda não entenderam o significado e as diferenças de democracia e de republica.
A super votação de Tiririca e o desprezo dos que não votaram nele, a mim, mostra que o Brasil ainda não largou para trás as práticas do coronelismo político. Tiririca foi uma manobra política para que partidos e pessoas pudessem se valer do votos dele sem gastar um tostão sequer com suas próprias campanhas. E Tiririca é a resposta da democracia descosturada e de uma republica velha que usa uma roupagem nova.
(continua, aguarde)
era uma vez um Brasil: 1964
-
É verdade mesmo que existem pessoas que querem comemorar o Golpe de
1964? E é verdade mesmo que existem dezenas ou até centenas de pessoas que
abrem a...
Há 10 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário